O banco de dados relacional usa uma liguagem padrão denomida Structured Query Language – SQL. Desenvolvido pela IBM Corporation, está linguagem foi adaptada nos meados da década de 80. Uma linguagem abilitada e de facilmente manuseio por todos os tipos de usuários finais. O objeito do SQL e fornecer uma interface para um banco de dados relacional, usando todas as sua declarações de trabalho com dados de nivel lógico, definindo o conjuto de linha de uma tabela, definir uma condição que serão recuperadas e poderá ser repassado para o usuário final; O Banco de dados é consistente, controlando todo o ambiente do Banco de Dados relacional, usado para selecionar dados na tabela, manipular dados (inserções, atualiações e exclusões) das tabelas; criar, guardar e arrastar objetos; proteger dados e estruturas (backup e recuperação) e compartilhar dados com outros ambientes do banco de dados relacional. Aplicando seu funcionamento e suas propiedades funcional “Atomicidade, não podendo ser divisível; Consistência, dados estão consistentes e as regras de negócio execultadas e cumpridas; Integridade, isolamento de transação, as regras devem ser cumpridas; Durabilidade, inseridos os dados deve obrigatóriamente ser durável”. Os componetes básicos de um banco de dados relacional: A estrutura de dados relacionais (tabela e índices), as regras que são a organização das estrutuas de dados (restrições) e as operações de criação e manipulação – que podem ser apliada a estrutura de dados (inserções, atualizações e exclusões).
COMANDO CREATE TABLE, é usado para especificar uma nova relação, dando um nome especifico aos seus atributos que são definidos primeiro e suas retrições chaves, as intregridades de entidades e as integridades referenciais.
COMANDO PARA ALTERÇÃO DE ESQUEMAS, nesta seção são as evoluções de um esquemas, que podemos alterar um esquema ou por intermedio da adição ou da eliminação de tabelas, atributos, retrições.
COMANDO DROP (eliminar) usado para eleminar os elementos de esquemas nomeados, como tabelas.
COMANDO ALTER (alterar) a definição de uma coluna e adicionar ou eliminar restrições de tabela.
COMANDO SELECT, recupera o nome e o endereço de todos os dados dentro da tabela ou a tabela.
COMANDOS INSERT (INSERÇÃO), DELETE (EXCLUSÃO) E UPDATE (ATUALIZAÇÃO), COMANDO INSERT usado para adcionar uma tupla em uma relação, os valores devem ser inseridos na mesma ordem em que forma especificado os atributos.
COMANDO DELETE remove as tuplas de uma relação.
COMANDO UPDATE é usado para modificar os valores dos atributos e uma ou mais tuplas.
COMANDO COMMIT OU ROLLBACK, estes comando são para confirmação da transação, neste as propiedades do banco de dados atomicidade, consistência, integridade e durabilidade são execultada e confirmada; o comando ‘commit’ – confirma a transação, o comando ‘roolback’ – desfaz a transação, cancelado toda a transação deixando o banco de dados com as informações anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário