Esta seção apresenta exemplos de anomalias de sincronicação e a notação a ser usada. O modelo de processamento de transações adotados.
Anomailias de Sincronização: Todo método de controle de concorrência deve evitar certos problemas, chamados de anomalias de sincronização, que podem resultar do acesso concorrente irrestrito aos dados.
As principais anomalias são:
Perdada consistência do banco; Acesso a dados inconsistentes; perda de atualizações.
Execuções concorrentes serão representados por sequencias de rótulos correpondendo aos comandos que acessam o banco de dados. comandos que não acessam o banco de dados não infuenciam a discussão, sendo, portanto ignorados.
Os valores dos parâmetros das transações são indicados fora da própria sequência de rótulos. Caso haja mais de uma execução da mesma transação, Cada uma das execuções e os rótulos correspondentes serão distinguidos por subcristos.
Modelagem do Sistema: A nível lógico, o banco de dados é descrito por um esquema conceitual global consistendo de um conjunto de objetos lógico. A nível físico, o banco é descrito por uma série de esquemas internos, um para cada nó onde está armazenado; cada esquema interno consiste de um conjunto de objetos fisicos.
O mapeamento do esquema conceitual global para os esquemas internos definem a forma de distribuição do banco e a correspondência entre objetos físicos armazenem cópias dos mesmo dados. Os comandos lógicos são manipulados através de comandos da LMD e os objetos físicos através de ações elemetares. Toda a operação de nivel lógico são traduzidos em sequencias de operações a nivel físico, uma execuçãode um grupo de transações gera, em cada nó onde o banco está armazenado, uma sequencia de ações elementares. A execução de um comando da LMD (operção de nivel lógico) poderá gerar varias ações de lietura para recuperar objetos fisicos que ainda não estão na área de trabalho da transação. Um comando da LMD nunca gerará ações elemenares a alteração do banco de dados não é alterado de imediato. Apenas quando o protocolo bifásico atingir a segunda fase, ações elementares do tipo ação de atualização serão geradas para efetivar a as alterações nos bancos de dados local.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO: Serão considerados critérios pertencentes a três classes distintas: critérios para transações, critérios genéricos para o sistema e critérios especificos para os métodos de controle de concorrência.
METODOS BASEADOS EM BLOQUEIOS: O uso de bloqueios para controle de concorrências em um ambiente centralizado. Incialmente os problemas de gerência de bloqueios e tratamento de bloqueios mútuos são abordados.
Em seguida, um método de uso de bloqueios para atingir apenas execuções serializáveis, chamado de bloqueio em duas fases. Algoritimos para deteção e bloqueios mútuos em um ambiente de banco de dados distribuídos. As implentações diferirão essencialmente no posicionamento da tabela de bloqueios ao longo da rede. O argumento de correção destas implementações segue diretamente da prova de correção do protocolo de bloqueio em duas fease para caso centralizado. PRÉ-ORDENAÇÃO: cada transação ao ser iniciada recebe uma senha senha ou número de protocolo. Há um mecanismo de controle de concorrência local que garante que as ações conflitantes são geradas e processadas em ordem de senha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário