O processamento de transação é uma referência ao processamento das transações realizada pelo sistema conhecido como monitor de transação ou servidor de transação. Esta operação é realizada em dois passos (pelo menos).
Podem ser considerados como sistemas de nível operacionail. Constituem os Sis mais antigos usados pelas organizações e, embora seu papel se restrinja ao processamento de transaçoes , sao indispensaveis para o sucesso de qualquer empresa , pois da o suporte as operações mais basicas, tais como contas a pagar ea receber, folha de pagamento de pessoal e entrada e saida de mercadorias em estoque, entre outras. Para Turban, "O Sistema de processamento de translação é a espinha dorsal do sistema de informação de uma empresa. Ele monitora, coleta, armazena, processa e dissemina a informaçao para todas as transaçoes rotineiras da empresa".
Podem ser considerados exemplos de transações um debito ou um credito de recurso financeiro na conta de uma empresa e a entrada ou saida deum produto no estoque.
A Transação é qualquer troca de valor ou movimento de mercadoria que afete a lucratividade de uma organização ou seu ganho global, inclusive a realização de metas organizacionais. O pagamento de empregados, o envio de faturas a clientes e o preenchimento de formulários para o governo federal são exemplos de transações para uma organização com fins lucrativos; o recebimento de doações e o financiamento de pesquisas médicas são exemplos de transações feitas por uma organização sem fins lucrativos. O coração da maior parte das organizações empresariais é o processamento de transações, que dá apoio à monitoração e à realização das negociações de uma organização e gera e armazena dados sobre estas negociações. A maioria consiste de banco de dados, são dispositivo de software e hardware usados para processar as transações. Este processamento inclui a coleta de dados de entrada, a realização de cálculos, o armazenamento de informação no banco de dados, e/ou a produção de vários documentos e relatórios empresariais. Os sistemas de processamento de transação permitem que as operações sem agrupadas em uma única transação, garantindo que problemas de consistência de dados não ocorram. Eles garantem que as transações sejam atômicas e que as propriedades ACID sejam alcançadas. Begin, Commit e RollBack. Uma transação pode ser definida como um conjunto de operações (alteração, inclusão, exclusão, atualização, etc.) realizadas nos dados de uma aplicação em um dado momento. Uma transação tem o seu início no início de uma sessão e o seu término no encerramento da sessão (fechamento do programa ou operação).
O inicio de uma nova transação é marcada pela diretiva Begin, o encerramento pela diretiva Commit e o cancelamento da transação pela diretiva RollBack.
O processamento da transação é realizado pelo objeto Workspace definido em uma sessão.
Begin - Inicia uma nova Transação,
Commit - Encerra a transação atual e salva as alterações realizadas durante o processamento.
RollBack - Encerra a transação atual e restaura os dados a sua posição quando do inicio da transação. O processamento de transações permite proteger a integridade dos dados garantindo que múltiplas alterações em uma ou mais tabelas de dados ocorram de forma integrada, permitindo que todas as alterações sejam realizadas ou caso contrário nenhuma alteração ocorra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário