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tipos de sistemas de Informação

Agora que você já conheceu algumas características dos Sistemas de Informação, você vai aprender um pouco sobre tipos de sistemas.

Você conhecerá a integração entre os sistemas utilizados dentro de uma empresa, as vantagens e a importância de cada sistema para cada nível de gerência. Dessa forma, você perceberá o quanto a integração é importante para garantir que as decisões sejam fundamentadas na realidade, ou seja, em informações adequadas e fidedignas à realidade.

Sistemas Transacionais ou Sistemas de Processamento de Transação (SPT).

Os primeiros sistemas desenvolvidos para substituir ações manuais por ações computadorizadas, também chamados de sistemas de processamento de dados, foram os Sistemas Transacionais ou Sistemas de Processamento de Transação (SPT).

Depois disso, outros vieram, cada vez mais eficientes, tentando atender todas as necessidades organizacionais.
Vamos ver alguns tipos.

Tipos:

Embora possa haver muitas maneiras de categorizar os sistemas, uma forma interessante é a que os classifica em:
Sistemas Transacionais;
Sistemas Gerenciais;
Sistemas Executivos;
Sistemas Especialistas;
Sistemas de Apoio à Decisão.

Sistemas Gerenciais - SIG

A evolução natural da informatização das organizações, após a implantação dos Sistemas Transacionais, é o desenvolvimento de sistemas que forneçam informações integradas e organizadas, provenientes de diversos Sistemas Transacionais.

De um modo geral, os SIGs operam integrados com os Sistemas Transacionais para fornecer aos gerentes, informações mais resumidas para monitorar e controlar o desempenho geral da empresa e sobre o cumprimento dos objetivos operacionais. Esses sistemas também são utilizados no suporte e na tomada de decisão gerenciais de uma empresa.

Sistemas Gerenciais - SIG

A evolução natural da informatização das organizações, após a implantação dos Sistemas Transacionais, é o desenvolvimento de sistemas que forneçam informações integradas e organizadas, provenientes de diversos Sistemas Transacionais.

De um modo geral, os SIGs operam integrados com os Sistemas Transacionais para fornecer aos gerentes, informações mais resumidas para monitorar e controlar o desempenho geral da empresa e sobre o cumprimento dos objetivos operacionais. Esses sistemas também são utilizados no suporte e na tomada de decisão gerenciais de uma empresa.

Sistemas Executivos - SIE

Com base nos dados existentes nos Sistemas Transacionais, nos Sistemas Gerenciais e em informações coletadas de fontes externas à organização, é possível construir Sistemas de Informação dirigidos para a alta gerência. Esses sistemas permitem que o executivo tenha acesso a informações que sejam relevantes para controlar os fatores críticos de sucesso.
As principais funções e características dos Sistemas Executivos são:
- gerar mapas, gráficos e dados;
- fornecer dados detalhados em relação ao mercado para auxiliar o processo de planejamento e de controle da organização;
- permitir que o executivo se comunique com o mundo interno e externo por meio de interfaces (correio eletrônico, teleconferência, etc.);
- oferecer ao executivo ferramentas de organização pessoal (calendário, agendas eletrônicas, etc.) e de gerenciamento de projetos, tarefas e pessoas.

Sistemas de Apoio à Decisão - SAD

Possuem funções específicas, não vinculadas aos sistemas existentes, que permitem buscar informações nas bases de dados existentes e delas retirar subsídios para o processo de tomada de decisão. Quando se fala em auxiliar o processo de tomada de decisão, isso não significa somente fornecer informações para apoio nas decisões, mas também analisar alternativas, propor soluções, pesquisar o histórico das decisões tomadas, simular situações, etc.

Neste tipo de sistema, os gerentes podem fazer perguntas para obter informações que não estavam predefinidas. Por exemplo, esses sistemas podem simular e calcular o preço promocional de um determinado produto se o seu distribuidor lhe conceder um desconto médio de 5% e se suas vendas tiverem um aumento real de 10%. Esse é o tipo de informação fornecida pelos Sistemas de Apoio à Decisão.

Para que um Sistema de Apoio à Decisão obtenha sucesso, continuidade e motivação para que as pessoas o utilizem é necessário que:
- o modelo construído atenda as necessidades gerais da organização e não somente as necessidades específicas de um usuário;
- eventuais mudanças na empresa devem ser realizadas rapidamente no sistema de forma que atenda as novas necessidades de informação para apoio à decisão;
- informações sobre as decisões tomadas devem ser armazenadas e estar disponíveis para que outras pessoas as utilizem em novos processos de tomada de decisão;
- a interface com o usuário deve ser a mais amigável possíve;
a obtenção das informações, internas e externas à organização, deve ser imediata;
- os benefícios da utilização de um SAD devem ser disseminados na organização por meio de cursos, palestras, entre outras formas de disseminação.

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