Buscar na neste site ou na Web:

TOPOLOGIA DE REDES (02/32)

Topologia de Redes
(Aula n.: 02)


Existem quatro topologias para a montagem de REDE, São Eles:
• Anel
• Barra
• Ponto a ponto
• Estrela
• Árvore
Devemos escolher o tipo de topologia adequada de acordo com a aplicação da rede.
Devemos observar os seguintes fatores: Estabilidade, velocidade, confiabilidade e custo. O mais importante e o custo, que vai determinar o qual o tipo de rede se aplica, e a distância entre os nós.

Resumindo:

2.1.1 Topologia de Anel

Uma rede de Anel consiste das estações estarem ligados através de um circuito fechado. Este circuito consiste entre os computadores trabalharem em serie. Esta rede não consiste em ligar as estações estarem ligado diretamente, mas por uma repetidora. Capaz de receber e enviar dados em qualquer direção; os protocolos asseguram a entrega dos dados ou da mensagens correspondente.
Vantagem: Só utilizado um cabo, e custo mais barato.
Desvantagem: Quando este tipo de rede trabalha em unidirecional, caso uma destas estações apresente falha ou desconectada, a rede para de funcionar devido o sistema ser unidirecional.

2.1.2 Topologia em Barra
 
Durante alguns anos esta topologia foi a mais utilizada. Neste caso os computadores são conectados por um único barramento físico de dados.
Vantagem: Só utilizado um cabo Coxial e conectores BNC comum, tipo T para conectar as estações de trabalho e os terminais BNC, e custo mais barato.
Desvantagem: Quando mais computadores forem conectados a rede, ela vai ficando lenta, quando o computador falha ou e desconectado a rede para em determinados pontos; e uma dificuldade muito grade em localizar ou detectar onde estão as falhas.

2.1.3 – Topologia Estrela

Mais utilizado nos dias de Hoje, as estações são conectados por um periférico (Hub ou Swintch) com este periférico todas as estações podem se comunicar entre si, estações remotas e terminais. Cada estação se comunica diretamente com o nó central.

Vantagem: se ocorre um problema com uma estação somente aquela ficara parada, enquanto todas as outras continuam trabalhando normalmente, devido a facilidade de manutenção o custo acaba sendo um fator que não afeta na escolha deste tipo de rede, devido a facilidade de manutenção.
Desvantagem: Custo, e bem mais demorada para a sua implantação devido a quantidade de cabos a ser implantados.

Este tipo de rede estrela pode ser chamado de rede árvore também, pela sua facilidade de expansão. Um no central pode expandir com outros nós central e assim aumentado e expandido sua capacidade da rede.

2.1.4 – Topologia Ponto a Ponto

É o tipo de estações ligados fisicamente de dois liks´s de comunicação de dados e feita diretamente entres as estações. Este tipo de rede e mais usado em casas onde temos dois computadores ou empresas de pequeno porte.

2.2 – Estruturas Mistas

Este tipo de estrutura ocorre quando temos vários tipos de topologias na mesma rede.

2.3 – Periféricos de Redes

Os periféricos de uma rede são determinados ao escolhermos uma topologia para trabalhar.
Estes periféricos são necessários para regular e determinar um padrão de acesso aos meios físicos compartilhados.

Com a tendência é cada vez mais a utilização do Hub e switchs na redes, com isto estamos escolhendo a topologia estrela ou arvore para trabalhar.

Hoje já existe switchs com recursos para administrar a rede. A rede cada vez mais exige mais velocidade para a transferência de dados.

2.3.1 – HUB

Os HUBs, e o dispositivo mais utilizado para a montagem de uma rede com a topologia de Estrela ou Arvore.

Função: Realizar as conexões entre os equipamentos que compõe a rede. Podemos encontrar este equipamento com portas de 4, 8, 16, 24 e 32.

2.3.2 – Switch

Os Switch são bem parecido com os HUB.

Função: É conectar as estações de trabalho na rede. Com outra função de gerenciamento de pacotes. Com um sistema inteligente que faz a leitura e verifica o destino de um determinado pacote, enviando pacotes apenas para o seu destino. Não enviado para as outras estações conforme o Hub faz. O Switch que fazem o roteamento básico e outro que possui o gerenciamento de Firewall, Proxy, etc...

2.3.3 – Bridges (Pontes)

São responsáveis em conectar várias LANs,

Função: Os Bridges conectas duas redes, passando informações pela LAN de um lado para outro, sem perda dados.

2.3.4 – Roteadores

Função: Fazer comunicação entre diferentes redes de computadores. Realiza a computadores distantes e ate mesmo utilizando protocolos diferentes.

Temos vários tipos de roteadores. Os mais comuns são ADSL, Ethernet, Wireless, etc.

2.3.5 – Repetidores

Estes equipamentos são utilizados quando um equipamento com dois pontos são distante do recomendado. Para que não ocorra perda de sinais e pacotes possam chegar com segurança ao destino utilizada repetidora de sinais.

Responda as perguntas abaixo:

(01) O que e topologia de Rede?
(02) Cite três periféricos de Rede?
(03) Qual a diferença entre um hub e um Switch?
(04) Qual a função da Bridge?
(05) Quando e necessário usar uma repetidora? Qual a sua função?

Responda em comentários e deixe sua opinião ou comentário!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cursos On-line a partir de R$20 com Certificado